Hoje celebra-se o Dia Mundial do Pão!
Já sabem que por aqui somos fãs de pão e é verdade que adoramos confeccionar o nosso próprio pão. No inverno passado tentamos preparar a nossa massa-mãe mas não correu lá muito bem. Estamos com vontade de repetir o processo e desta vez vamos cruzar os dedos para que tudo corra bem e para que possamos ter sempre à mão a massa-mãe fresca para cozinharmos pão sempre que quisermos.
Desta vez usamos fermento de padeiro, e depois de três tentativas finalmente conseguimos um pão fofo por dentro e estaladiço por fora.
Para um toque extra crocante, juntamos nozes pecan e foi uma combinação perfeita!
Experimentem esta receita simples e prática, apenas têm de misturar bem os ingredientes e deixar levedar por 8h no mínimo em local ameno.
Depois vão precisar de um tacho de ferro fundido onde irão colocar a massa a cozer para conferir aquela crosta estaladiça.
E a nossa sugestão de acompanhamento, é barrarem as vossas fatias com queijo creme e juntar os últimos figos da estação, uma delícia!
Bom proveito :)
Please scroll down to English Recipe
PÃO ARTESANAL COM NOZES PECAN
Serve 1 pão grande
INGREDIENTES
Pão
420g farinha de trigo integral
350ml água
1 pitada de sal
1 c.café de fermento de padeiro
100g nozes pecan
Queijo creme, q.b.
Figos, q.b.
Alecrim, q.b.
PREPARAÇÃO
PREPARE O PÃO
Misture todos os ingredientes para o pão, tape e deixar levedar por 8 a 12horas num local quente (ou até 24h).
Quando esse tempo passar, enfarinhe bem a bancada e disponha a massa. Puxe de dentro para fora algumas vezes até formar uma bola. Junte as nozes pecan picadas no centro e vá puxando a massa até envolver bem as nozes.
Disponha uma folha de papel vegetal numa taça e vire a costura da bola para baixo e deixe descansar tapado enquanto se pré-aquece o forno a 250°C com uma panela de ferro lá dentro (que tenha tampa).
Depois da massa descansar, polvilhe a superfície da massa com um pouco de farinha e use uma faca muito bem afiada ou uma lâmina de corte de pão (pode usar este aqui) para fazer uma fenda rasa na parte superior da massa.
Retire o tacho com muito cuidado com luvas de cozinha e remova a tampa do tacho. Coloque cuidadosamente o papel vegetal com a massa no tacho. Coloque a tampa e leve ao forno por 30 minutos (atenção, respeite este tempo!).
Tire a tampa e asse mais uns 10 a 20 minutos para uma crosta bem crocante.
Retire o tacho do forno, deixe arrefecer o pão cerca de 20 minutos.
Barre com queijo creme e sirva com figos ou a sua fruta favorita.
PECAN ARTISAN BREAD
Yields 1 big bread
INGREDIENTS
artisan Bread
420g whole wheat flour
350ml water
1 pinch of salt
1 cup of baker's yeast
100g pecans
Cream cheese, q.s.
Figs, q.b.
Rosemary, q.s.
INSTRUCTIONS
PREPARE THE BREAD
Mix all the ingredients for the bread, cover and leave to rise for 8 to 12 hours in a warm place (or up to 24 hours).
When this time passes, flour the countertop and arrange the dough. Pull the inside out a few times until it forms a ball. Add the chopped pecan in the center and keep pulling the dough until the nuts are well covered.
Place a sheet of parchment paper in a bowl and turn the ball seam upside down and let it rest covered while the oven is preheated to 250°C with an iron pan inside (with the lid).
After the dough has settled, sprinkle the surface of the dough with a little flour and use a very sharp knife or bread cutting blade (you can use this one) to make a shallow cut in the top of the dough.
Remove the pan very carefully with your kitchen gloves and remove the pan lid. Carefully place the parchment paper with the dough in the pan. Place the lid and bake for 30 minutes (attention, respect this time!).
Remove the lid and bake another 10 to 20 minutes for a very crispy crust.
Remove the pan from the oven, let the bread cool for about 20 minutes.
Spread with cream cheese and serve with figs or your favorite fruit.
#thehealthysins #foodlover #foodphotographer #cooklover #bakingtime #artisanbread #homemadebread #pecanbread
Estou adorando o Blog, mas "1 cup of bakers yeast" ficou mal traduzido ;-),
Também uma pitada de sal me parece pouco...pelo menos 7 g para 420 g de farinha!
As vossas fotos são espectaculares! Bjs